terça-feira, 27 de junho de 2017

EU ACEITO!

21/06/2017 - Pré cirurgia

Depois de tudo que passei no último ano, hoje eu cheguei à conclusão que não existe uma maneira correta de agir e reagir às situações difíceis, não há nenhuma "receita de bolo" que faça você assimilar melhor as más notícias e nem lidar bem com elas. Lembro-me de dizer com todas as letras no ano passado, que se estivesse no lugar de uma amiga que estava com câncer, eu ficaria desesperada e não seria tão forte como ela. Ledo engano, só descobrimos a nossa força quando estamos verdadeiramente passando por aquilo, isso porque temos a infeliz tendência de subestimarmos nossas capacidades e superestimarmos nossos defeitos, com receio de parecermos presunçosos e arrogantes. O grande problema disso é que vivemos a maior parte das nossas vidas idealizando um personagem que une tudo aquilo que queremos ser a tudo aquilo que achamos que somos, e essa visão de nós mesmos é muito rasa. Não é fácil olhar para dentro sem nenhum tipo de filtro, sem pudor, preconceito e sobretudo sem julgamentos, mas quando conseguimos atingir esse nível de intimidade, em que reconhecemos verdadeiramente tudo que temos de bom e de ruim, passamos a otimizar nossas reações e consequentemente passamos a lidar melhor com situações difíceis.

Hoje, por reconhecer o peso de toda a bagagem que carrego pelos caminhos da vida, lido com algumas situações de maneira muito diferente de antes, e não é porque estou mais calejada mas sim por aceitar que coisas boas ou ruins aconteçam comigo. E aí que está a palavra mágica: aceitar. Quando entendi que podia até fazer tudo "certo" e ainda assim coisas ruins aconteciam, que podia planejar um futuro incrível e que nem sempre ele se concretizaria como eu imaginava, aí entendi que não tinha o controle total sobre a minha vida e diante das situações adversas só me restava aceitar. Pode parecer óbvio que nós não temos esse controle sobre tudo, mas não para mim que vivia sempre planejando os próximos passos. Quando parei de sofrer, recusar, questionar, remoer e um monte de outras coisas que a gente sempre faz para tentar entender o porquê determinadas situações acontecem, descobri o poder do "aceitar". E veja bem, não estou dizendo que sou passiva, daquelas que aceita qualquer coisa numa boa e sem sentir nada, eu só não luto contra algumas situações, eu sofro mas não me desespero. O desespero diante de algo ruim não faz o peso a ser carregado diminuir e muito menos encurta a distância do caminho que temos que percorrer, o desespero é puro desperdício de energia.

Eu resolvi aceitar o que a vida tem para me oferecer, vivo todas as situações que me são impostas fazendo tudo aquilo que está ao meu alcance para que cada instante seja proveitoso de alguma forma.
Sim, eu aceito.

Um comentário:

  1. Eu aceito as vezes desabou...conviver com o desconhecido é muito difícil.
    Voltar talvez para um tratamento muitas vezes sem resultado que vai nos minando aos poucos é muito difícil.
    Vejo canal,blogs de pessoas com meta lutando a anos e sorrindo dizendo que estão ótimas que vou te dizer.
    Não se agarra com Deus e com psicólogos para ver.
    Planos mudados, relacionamento desfeito, depressão,sorrir para não chorar....a cada exame um estress .olha!! A suavidade que vejo por aí às vezes parece fuga do que a real.

    ResponderExcluir